segunda-feira, 17 de outubro de 2011


Proposta pedagógica
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/ao-lixo-carinho-427505.shtml:
                                                            
Objetivo
- Experimentar diferentes brincadeiras com corda.

Material necessário
Cordas de tamanhos variados.

FlexibilizaçãoNo caso de crianças com algum tipo de deficiência física, pode-se pensar em formas alternativas de participação. Sugira que passem por baixo da corda no momento certo, enquanto está no alto e antes que volte a bater no chão. Esta é uma importante oportunidade de convocar as outras crianças a auxiliá-las, sendo elas cadeirantes ou não. Outra sugestão, caso não seja mesmo possível participar ativamente, é fazer com que a escolha  fiquem por conta dos pequenos com deficiência física. É importante lembrar que nem sempre será possível fazer um ajuste que permita o acesso de todos a estas atividades. Mais que isso, é preciso que a reflexão e o compromisso por parte das crianças com a inclusão de todos os seus colegas façam parte da rotina das turmas. Muitas vezes, são as próprias crianças (os que apresentam limitações e os outros) que nos oferecem as melhores ideias. Tente consultá-los, sempre.

Desenvolvimento
Proponha que a turma vivencie várias maneiras de pular corda: uma criança por vez, em dupla e em trios. Também é possível brincar diversificando as regras, como pular ao ritmo de uma parlenda ou pular tocando a mão no chão. Converse com o grupo sobre outras brincadeiras que podem ser realizadas com o objeto: chicote queimado (uma criança gira a corda rente ao chão e as demais pulam), aumenta-aumenta (duas seguram as pontas da corda e vão levantando gradativamente para que as outras saltem) e cabo de guerra.

Avaliação
Observe se a turma aprimora e diversifica o brincar com autonomia a partir de então. Observe se a adaptação das regras se dá em função das dificuldades que surgem ou porque o grupo não compreendeu a brincadeira nova. Nesse caso, converse com as crianças novamente.
                                                                                                                                          Pular Corda

                                      

                                                                                                                  
  
DAYANE THAIS 
ELIDIANE OLIVEIRA

 


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

curriculos lattes

http://lattes.cnpq.br/1724730255977351 ( Elidiane de Oliveira Silva)
http://lattes.cnpq.br/31262786111337585 (Dayane Thaís Nogueira de Almeida)


                                                                    
                                                                                          Elidiane
                                                                                          Dayane

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mídia e Educação

                                                
          
                                  
                                                              Mídia e Educação

            Segundo Evelyne bévort e Maria Luiza bellone, a sociedade precisa ter mais conhecimento no que diz respeito aos tipos de informações, para terem facilidades de compreender as mensagens expostas por ela, principalmente os jovens, pois ela está presente no nosso dia-a-dia. BÉVORT, Evelyne (2009); BELLONI, Maria Luiza (2009) neste sentido ressaltam:
    

 Mídia-educação é importante porque vivemos num mundo onde as mídias estão onipresentes, sendo preciso considerar sua importância na vida social, particularmente no que diz respeito aos jovens. (BÉVORT, Evelyne 2009); (BELLONI, Maria Luiza 2009)


        É impossível, no mundo de hoje  em que a mídia está tão presente, ficarmos sem saber de nada até por que temos que passar para as novas gerações, e a escola tem que começar essa educação para as crianças, por isso promover a mídia-educação é importante também porque as defasagens, que separam muitas vezes os sistemas educacionais do mundo que nos rodeia, prejudicam a formação das novas gerações para a vida adulta. (BÉVORT, Evelyne 2009); (BELLONI, Maria Luiza 2009)


            
                                                                           
 DAYANE THAÍS
 ELIDIANE DE OLIVEIRA